Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Densidade básica e absorção de água dos bambus das espécies Bambusa vulgaris e Dendrocalamus giganteus

Nédia P. C. M. Correia1, Flávia M. S. Brito1, Glaucileide Ferreira1, Rodolpho S. S. Braga1, Caroline P. de A.1, Juarez B. Paes1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: nediacorreia@gmail.com

A padronização das propriedades do bambu leva à sua correta aplicabilidade industrial. O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade básica e a absorção de água de duas espécies de bambu, Bambusa vulgaris e Dendrocalamus giganteus. Foram consideradas três posições para coleta das amostras (base, meio e topo). Para a densidade, as amostras foram saturadas em dessecador. O cálculo do volume saturado foi mensurado usando paquímetro e pesadas em balança para obtenção do peso. Para absorção de água, foram considerados quatro tempos de imersão (24, 48, 72 e 96 h) e quatro temperaturas de secagem (40, 60, 80 e 100 °C). D. giganteus demonstrou menor densidade que B. vulgaris, além disso, a base e o meio foram mais densas que o topo. D. giganteus absorveu maior quantidade de água em comparação a B. vulgaris. As amostras do topo de ambas as espécies apresentaram maiores taxas de absorção de água.

Palavras-chave: Propriedades físicas, Posições do bambu, Tempo de imersão, Temperaturas de secagem.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa