Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Produção de produtos químicos verdes de alto valor agregado através da fast pirólise catalítica de resíduos florestais de Eucalyptus urograndis.

Tiago Guimarães1, Marcelo M. da Costa2, Ricardo de C. Bittencout2, Ana C. M. Santos2, Gabriel M. David2, Gabriel de C. B. Brumano2

1Universidade Federal de Viçosa, 2UFV

E-mail: tiago.g.guimaraes@ufv.br

A pirólise desempenha um papel crucial na conversão eficiente de resíduos florestais e industriais em bioenergia e produtos químicos de alto valor agregado. Abordando a fast pirólise catalítica de resíduos de biomassa de Eucalyptus urograndis como uma potencial alternativa para a produção de bio-óleo e compostos químicos de alto valor agregado, este estudo envolveu uma caracterização detalhada dos resíduos, em termos de sua composição elementar e propriedades energéticas. A fast pirólise foi conduzida em um cromatógrafo a gás (Py-GC/MS) em uma faixa de temperaturas variada de 350-650 °C, empregando óxido de cobre (CuO) como catalizador. Os resultados de Py-GC/MS evidenciaram a formação de ácido acético, hidrogênio, furfural e levoglucosana durante o processo de fast pirólise. A influência dos catalisadores na distribuição e quantidade destes compostos evidenciam que o CuO se destaca como o catalisador mais eficaz para promover a produção de hidrogênio, um combustível verde, de alta densidade energética.

Palavras-chave: Inovação, Biocombustíveis, Bioenergia, Desenvolvimento sustentável.

Agradecimentos: CNPq; CAPES; FAPEMIG; UFV; SIF; EMBRAPII

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa