Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Incremento da idade da árvore na densidade básica da madeira para a produção de carvão vegetal

Juliana D. de Melo1, Angélica de C. O. Carneiro1, Sherellyn D. A. Moretti1, Wagner P. de S. Junior1, Ana M. M. L. Carvalho1, Lílian A. C. Reis2

1Universidade Federal de Viçosa, 2Aperam

E-mail: juliana.d.melo@ufv.br

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da idade técnica da colheita de árvores de genótipos de Eucalyptus e Corymbia na qualidade da madeira, visando a produção de carvão vegetal. Foram utilizados cinco genótipos em três idades, de cada árvore foram retirados seis discos de 5 cm de espessura, correspondentes a 0%, DAP (diâmetro à altura do peito), 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial do tronco. Foi determinada a densidade básica da madeira. O incremento da idade ocasionou aumento da densidade básica da madeira. O clone de Corymbia citriodora x C. torelliana teve os maiores valores de densidade básica da madeira. Pode-se concluir que o clone com maior potencial para produção de carvão vegetal voltado para indústrias siderúrgicas é o Corymbia citriodora x C. torelliana na idade sete anos.

Palavras-chave: Ciclo de corte, Energia da madeira, Melhoramento genético.

Agradecimentos: CNPq, CAPES, FAPEMIG, UFV, DEF, GT Carvão Vegetal Sustentável, SIF e EMPRAPII.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa