Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Aplicação da espectroscopia ATR-FTIR no infravermelho para caracterização do óleo de Licania rigida Benth

Emilly S. G. da Silva1, Bruna da S. C.1, Mariana A. F.1, Vinícius B. Taquetti1, Sinval dos S. Marques1, Fabricio G. Gonçalves1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: fabricio.goncalves@ufes.br

A aplicação da técnica de FTIR para identificar constituintes químicos de óleos vegetais é uma alternativa promissora que tende a contribuir com a valorização de subprodutos de base biológica. O trabalho teve como objetivo efetuar a caracterização do óleo da semente da espécie oiticica (Licania rigida), utilizando a técnica de FTIR. O óleo foi extraído e submetido a um espectrômetro para identificação dos seus constituintes principais. De acordo com os resultados, o óleo da oiticica apresenta um conteúdo de ácidos graxos insaturados, permitindo que modificações químicas sejam realizadas e o deixando apto para diferentes aplicações. O óleo possui grupos funcionais similares a de óleos vegetais já explorados cientificamente e comercialmente, sendo recomendado mais estudos quanto a sua constiuição química. Conclui-se que o método do FTIR é uma prática promissora na identificação dos constituintes químicos e que tende a contribuir com o melhor aproveitamento de subprodutos de origem florestal.

Palavras-chave: Óleo vegetal, Oiticica, Constituição química

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa