Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Determinação da composição química da madeira de Dipteryx odorata para reaproveitamento de resíduos madeireiros

Márcia L. F. Silva1, Cynara N. dos A. Bentes1, Rafaela Estevão2, Eder J. C. A. Filho2, Victor H. P. Moutinho1

1LTM- UFOPA, 2UFOPA

E-mail: marcialais.eng@gmail.com

A madeira é amplamente utilizada em diversas indústrias, como na produção de móveis, papel, tecido, combustível e medicamentos. A espécie Dipteryx odorata tem diversos usos industriais e culinários, e seus resíduos podem ser aproveitados para produzir painéis aglomerados, reduzindo o impacto ambiental. Este trabalho tem como intuito a determinação da composição química da madeira dessa espécie para reaproveitamento de resíduos com a finalidade de identificar a proporção de cada componente químico, como extrativos, lignina, cinzas, carbono fixo, para direcionar adequadamente seu uso e minimizar desperdícios. Os resultados, somados à literatura existente, indicam que a espécie Dipteryx odorata pode ser utilizada para a confecção de óleos essenciais utilizando as suas fragrâncias e seus aromas. Conclui-se a diversidade de se trabalhar com a espécie em questão que com base nos resultados se torna complexa e específica relacionando os dados que se obteve mais as áreas em que os mesmos podem ser utilizados.

Palavras-chave: Dipteryx odorata; Madeira; Cumaru; Extrativo; Lignina.

Agradecimentos: Agradecemos ao Laboratório de Tecnologia da Madeira e Bioprodutos da UFOPA pela generosa disponibilização do espaço e recursos necessários para a realização deste estudo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa