Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Modificações na cor da madeira de Mogno africano (Khaya ivorensis) sob efeito de tratamento térmico

Alexandre M. do Nascimento1, Caterina C. Buratta1, J. R. de Medeiros1, Rogerio R. dos Santos1, Gabriel I. C. Leandro1, Caroline da S. Santos1

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: alexmnasci@gmail.com

O presente trabalho teve como objetivo avaliar as modificações na cor da madeira de Khaya ivorensis cortadas nos plano transversal radial e transversal tangencial, sob efeito ou não, do tratamento térmico nas temperaturas de 160, 180 e 200oC. Foi utilizado o espectrofotômetro portátil Konica Minolta CM 2600d (sistema CIELAB). Foram realizadas duas medições por contato direto na superfície, em três regiões ao longo do comprimento da amostra, duas nas extremidades e uma central, de cada plano de corte. O tratamento térmico, reduziu a pigmentação vermelha e amarela (a* e b*), e diminuição de luminosidade (L*) e a saturação (C). Os planos de corte apresentaram diferenças nas variáveis cromáticas (b*, L e C) antes da modificação térmica. Após o processo de modificação térmica a variável a* diminuiu com 200ºC. Com aumento da temperatura de tratamento, a pigmentação amarela (b*) diminuiu, em ambos os planos.

Palavras-chave: Variáveis cromáticas, Modificação Térmica, Luminosidade

Agradecimentos: FAPERJ E CAPES

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa