Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos engenheirados

DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DE COMPÓSITO PLÁSTICO-MADEIRA COMERCIAL POR PROPAGAÇÃO DE ONDAS DE EXCITAÇÃO

Nathália G. F. Dias1, Matheus H. dos S. Albuquerque1, Gilson M. de M. Júnior1, Rejane C. Alves1

1UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

E-mail: rejanealves.ufes@gmail.com

O uso de ensaios não destrutivos para estimar propriedades da madeira está crescendo, e é importante expandi-lo para compósitos plástico-madeira, ainda pouco explorados. Este estudo visou estimar o módulo de elasticidade desses compósitos por meio de ensaios de excitação por impulso, avaliando os modos longitudinal, flexional e torcional. Foram testadas 25 peças de 20x20x300 cm, e após os ensaios dinâmicos, as peças passaram por ensaios de flexão estática conforme a NBR 7190 - 22. Os resultados mostraram R² de 71,4% e 70,4% para os modos flexional e torcional, respectivamente, enquanto o modo longitudinal apresentou apenas 35,5%. Defeitos internos comprometeram a precisão do modo longitudinal, tornando-o não recomendado. Em contraste, os modos flexional e torcional mostraram-se eficazes e promissores para a estimativa do módulo de elasticidade em compósitos plástico-madeira.

Palavras-chave: Ensaios não destrutivos, Módulo de elasticidade, madeira plástica.

Agradecimentos: Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo incentivo à publicação deste trabalho em congresso.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa