Anais do Evento
Secagem
Indicação de programa de secagem para quatro madeiras tropicaisRafaela K. R. de Oliveira1, Ivaldo P. Jankowsky2, Alex Canale2
1Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\" (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP), 2Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP)
E-mail: rafaelaklefenzro@usp.br
O manejo das florestas tropicais ainda concentra a exploração madeireira em reduzido número de espécies, e para diminuir essa pressão é essencial o estudo de novas espécies e de suas características físicas e mecânicas; principalmente informações referentes à secagem artificial, considerada a operação unitária mais importante para agregar qualidade à madeira e produtos derivados. Assim, este trabalho tem como objetivo a indicação de programas de secagem para madeira de Sclerolobium melanocarpum (Taxi vermelho), Cariniana decandra (Tauari vermelho), Protium macrophyllum (Breu vermelho) e Iryanthera paraensis (Arurá vermelho); aplicando a metodologia da secagem drástica a 100ºC. Em função da similaridade de comportamento das espécies estudadas são sugeridos dois programas de secagem, grupando duas espécies por programa, respectivamente Arurá com Taxi e Breu com Tauari; sendo também possível agrupar as quatro espécies em uma mesma secagem, desde que seja utilizado o programa de menor agressividade.
Palavras-chave: Ensaio secagem drástica, Madeira tropical, Secagem convencional.
Agradecimentos: