Anais do Evento
Propriedades físicas e mecânicas
Influência da anatomia nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de espécies de um sistema agroflorestalAlec Duwe1, Elder Eloy1, Tauana de S. Mangini2, Rômulo Trevisan1, Claiton Nardini2
1Universidade Federal de Santa Maria, 2Universidade Federal do Paraná
E-mail: duwe.alec@gmail.com
Este estudo teve como finalidade avaliar a influência da anatomia nas propriedades físicas e mecânicas de Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan, Peltophorum dubium (Spreng.) Taub., Eucalyptus grandis × Eucalyptus urophylla e Schizolobium parahyba (Vell.) Blake provenientes de um sistema agroflorestal. Foram selecionadas cinco árvores de cada espécie, com idade de 9 anos, sendo coletadas amostras para análise das características anatômicas, das propriedades físicas e mecânicas da madeira. As variáveis anatômicas, com exceção do comprimento das fibras e espessura da parede celular, correlacionaram-se com as propriedades físicas da madeira e influenciaram seus valores. Quanto maior a fração de parede celular, frequência de vasos e frequência de raios, maior será a densidade básica e as propriedades mecânicas da madeira. Quanto maior o diâmetro da fibra, diâmetro do lúmen, diâmetro do vaso, altura do raio e largura do raio, maior o teor de umidade da madeira e menores serão os valores das propriedades mecânicas.
Palavras-chave: Elementos anatômicos, Propriedades Mecânicas, Densidade Básica, Teor de Umidade, Correlação de Pearson.
Agradecimentos: Agradeço ao Senhor e aos membros do Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen.