Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Avaliação das propriedades mecânicas de Pinus elliottii tratadas com biodiesel de óleo residual de fritura

Henrique V. Ribeiro1, André T. Minasi1, Rafael Beltrame1, Cláudio M. P. de Pereira1, Bruno N. da Rosa1, Maurício A. Ramos1

1Universidade Federal de Pelotas

E-mail: andreminasi@hotmail.com

A madeira é um recurso renovável e versátil, amplamente utilizado em diversas aplicações. Espécies exóticas como Pinus sp. e Eucalyptus sp., comuns em climas tropicais como o Brasil, frequentemente precisam de melhorias nas propriedades mecânicas. O biodiesel, obtido pela transesterificação de óleos e gorduras, é um produto renovável e biodegradável que pode ser usado para impregnar a madeira, aumentando seu desempenho e durabilidade. Neste estudo, madeira da espécie Pinus elliottii foi impregnada com biodiesel derivado de óleo residual de fritura e avaliada em termos de compressão paralela e flexão estática. Os resultados mostraram que, para compressão paralela, a densidade aumentou em média 44,15%, com um acréscimo de 3,65% na resistência e 6,01% no módulo de elasticidade. Para flexão estática, a densidade subiu 32,48%, e a resistência e o módulo de elasticidade aumentaram 17,44% e 12,27%, respectivamente. O biodiesel teve um efeito positivo na densidade e nas propriedades mecânicas das amostras.

Palavras-chave: Tratamento da madeira, resistência mecânica, qualidade da madeira

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa