Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Caracterização de biochar de resíduos de laranjeira e seu efeito no crescimento inicial de Handroanthus impetiginosus

Beatriz S. Barbosa1, Marília Shibata2, Cassio R. C. dos Santos3, Adriene de O. B.1, Mari L. Campos4, Jonnys P. Castro5

1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal de Pelotas , 3Unversidade Federal Rural da Amazônia , 4Universidade do Estado de Santa Catarina , 5Unversidade Federal Rural da Amazônia

E-mail: barbosasbeatriz@gmail.com

Biochar nas composições de substratos, tem ganhado destaque por atenderem as necessidades nutricionais das plantas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi caracterizar o biochar proveniente de resíduos de laranjeira e avaliar o seu efeito como componente de substrato no crescimento de mudas de ipê-roxo. Foram realizadas análise química e difração de Raios X do biochar. Para a produção de mudas de ipê, o delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com duas doses de biochar nas concentrações de 0% e 10%. Ao final do experimento, 90 dias após o transplantio foram obtidos a altura, diâmetro do colo, massa seca da raiz, da parte aérea e índice de qualidade de Dickson. O tratamento com a dose de 10%, forneceu os melhores resultados sobre os parâmetros avaliados e apresentou boas propriedades para utilização como componente de substratos na produção de mudas de ipê roxo.

Palavras-chave: Condicionador de solo; Espécies florestais; Resíduos orgânicos

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa