Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Avaliação do teor de umidade em madeira roliça de Eucalyptus sp. utilizando medidor portátil.

Danielly M. Gomes1, Raphael A. Nascimento1, Angélica de C. O. Carneiro1, Caio C. N. Martins1, Rafael S. G. Cardoso1, Vinicius R. de Castro1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: danielly.gomes@ufv.br

Este estudo avaliou e validou o método dielétrico para determinar o teor de umidade em madeira roliça de Eucalyptus sp. utilizando o equipamento UMILOG-M65 (Marrari Automação®). O equipamento foi avaliado em seu formato comercial (configuração original) e após a elaboração de equações de calibração do teor de umidade x número de BITS. A variação do teor de umidade apresentou correlação positiva com o valor de BIT’s fornecido pelo equipamento. Observou-se ganho de precisão do equipamento em todos os testes realizados. A precisão do equipamento em sua configuração original foi de 37% e após a aplicação das equações matemáticas variou entre 60 e 70% (desconsiderando as classes diamétricas), atingindo 83% para a classe de menor diâmetro, perfazendo assim, o melhor desempenho. As aplicações das equações matemáticas foram úteis para melhorar a precisão do equipamento e reduzir erros na determinação do teor de umidade.

Palavras-chave: Teor de umidade base úmida; método não destrutivo; sensor capacitivo.

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da CAPES, CNPq e FAPEMIG. Adicionalmente, agradecemos o apoio da UFV, EMBRAPII, SIF, DEF e aos laboratórios LAPEM, LCP e LPM.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa