Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos não madeireiros

Extração, quantificação e caracterização de taninos condensados da casca de Protium tenuifolium proveniente da Amazônia brasileira

Laise de J. dos Santos1, Elesandra da S. A.2, Sabrina B. V.3, Agust Sales3, Marco A. Siviero3, Fabio A. Mori1

1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal Rural da Amazônia, 3Grupo Arboris

E-mail: laise_jesus@hotmail.com

Taninos condensados são extremamente interessantes para a indústria devido a sua diversidade de utilizações e aplicações tecnológicas. Dessa maneira, o objetivo do trabalho foi extrair, quantificar e caracterizar por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) os taninos da casca de Protium tenuifolium advinda de uma área de manejo sustentável da Amazônia Brasileira. Amostras de casca de 6 arvores foram coletadas, moídas, extraídas com solução de 3% de sulfito de sódio, determinando os remédios de extração. A partir dos extratos foram determinados o Rendimento total de sólidos (RTS), o Índice de Stiasny (IS), Rendimento de taninos condensados (RTC), rendimento de compostos não tânicos (RCNT). A análise FTIR- ATR foi realizada utilizando um espetrômetro. Índice de Stiasny quantificados na extração foi de 71,2%, o teor de sólidos quantificado foi de 11,6%. A análise de ATR-FTIR permitiu identificar bandas específicas que são características das diferentes moléculas hidroxil-aromáticas encontradas em taninos.

Palavras-chave: poliffenóis, FTIR, caracterização química

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa