Anais do Evento
Química
Predição por espectroscopia no NIR da qualidade da madeira de Eucalyptus e Corymbia para uso energéticoCaio C. N. Martins1, Vínicius R. de Castro1, Paulo R. G. Hein2, Angélica de C. O. Carneiro1, Eduardo J. S. Cirilo1, Rafael S. G. Cardoso1
1Universidade Federal de Viçosa, 2Universidade Federal de Lavras
E-mail: caio.martins@ufv.br
Este estudo avaliou a qualidade da madeira de Eucalyptus e Corymbia utilizando a espectroscopia no NIR. Amostras compostas de madeira moída de discos de madeira foram retiradas longitudinalmente em diferentes posições (0, DAP, 25, 50, 75 e 100%) de duas árvores de 15 clones, aos 7 anos de idade, totalizando 30 unidades amostrais. As propriedades físico-químicas foram determinadas por métodos normatizados e correlacionadas com os espectros. Os modelos da relação S/G e cristalinidade da celulose apresentaram R2cv variando de 0,64 a 0,72 e RPDcv variando de 1,86 a 2,05. Os teores de lignina insolúvel, solúvel, total, holoceluloses e extrativos, os modelos apresentaram R2cv variando de 0,52 a 0,74 e valores de RPDcv variando de 1,58 a 2,10. A densidade básica da madeira apresentou de R2cv de 0,82 e RPDcv de 1,97. A espectroscopia no NIR foi eficaz em predizer a qualidade da madeira, otimizando a classificação e seleção dos clones.
Palavras-chave: Análise de componentes principais. Densidade básica. Teor de holoceluloses. Modelos estatísticos multivariados. Regressão por mínimos quadrados parciais.
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da CAPES, CNPq e FAPEMIG. Adicionalmente, agradecemos o apoio da UFV, EMBRAPII, SIF e aos laboratórios LAPEM, LCP e LPM.