Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Relação entre espessura foliar e densidade da madeira de Khaya grandifoliola

Daniela Minini1, Cibelle A. Reis1, Tauana de S. Mangini1, Emmanoella C. G. A.2, Amanda T. da S. Costa1, Silvana Nisgosky1

1Universidade Federal do Paraná, 2Universidade Federal de Rondônia

E-mail: daniminini16@gmail.com

O objetivo foi verificar a existência da relação entre a espessura foliar e a densidade da madeira de Khaya grandifoliola de diferentes plantios do Brasil. Foram selecionadas árvores de 4 sítios de amostragem: Santa Catarina (SC), sul de Minas Gerais (MGS), norte de Minas Gerais (MGN) e Goiás (GO). Foram retiradas amostras de folhas para mensuração da espessura, e de madeira para determinação da densidade básica do alburno e cerne. A espessura foliar variou de 234,92 µm a 277,06 µm, enquanto a densidade básica da madeira variou de 0,51 g/cm³ a 0,54 g/cm³ para o alburno, e de 0,43 g/cm³ a 0,53 g/cm³ para o cerne. Há correlação entre a espessura foliar e a densidade da madeira do cerne em parte dos sítios, contudo, as propriedades avaliadas não devem ser consideradas de maneira isolada, sendo possivelmente explicadas por correlação multifatorial.

Palavras-chave: Mogno africano, Propriedades da madeira, Morfometria de folhas

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa