Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Carbonização de resíduos de coco verde em sistema fornos-fornalha para a produção energética e de biochar

Pietra B. Nascimento1, Dandara P. da S. Guimarães1, Angélica de C. O. Carneiro1, Davi P. Fialho1, Samuel F. de Souza1, Paulo H. T. de O.2

1Universidade Federal de Viçosa, 2Agricultura Bioativa

E-mail: pietrabibiano@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi carbonizar resíduos de coco verde e avaliar o seu potencial para a produção energética e de biochar. Os resíduos de coco verde utilizados na carbonização foram obtidos do descarte de comerciantes locais e carbonizados à 500°C em sistemas fornos-fornalha adaptados com monitoramento de temperatura feito por sistema supervisório. O carvão vegetal de coco verde atingiu excelentes resultados de carbono fixo (75,38%), área superficial (153,1 m²/g) e relação O/C (0,19) que atendem à produção energética e de biochar, inclusive atendendo à requisitos do European Biochar Certificate (EBC).

Palavras-chave: Reaproveitamento de resíduos, energia, biochar

Agradecimentos: Ao (CNPq), ao (CAPES), à (FAPEMIG), ao (DEF/UFV), à (SIF), à (EMBRAPII) Unidade de Fibras Florestais, à Empresa Agricultura Bioativa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa