Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Utilização do material residual de poda urbana como mulching e suas consequências na temperatura e no teor de umidade do solo

Alexandre M. de Carvalho1, Rodrigo O. P. Borges1, Bruno M. B. Burns1, Bernardo C. P. Moraes1, Gabriella P. B. da Costa1

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: amcarvalho.ufrrj@gmail.com

A arborização urbana exerce funções em benefício da manutenção de nossa qualidade de vida. Ato contínuo, a atividade de manejo das árvores urbanas, pela poda e supressão das árvores, gera resíduos, razão pela qual deve haver sua adequada gestão de modo a obter a sua destinação final ambientalmente adequada destes materiais. O reaproveitamento destes resíduos tem sido um desafio aos Municípios. Para tanto, soluções inerentes à área de ciência e tecnologia para produtos florestais em tal destinação, especificamente quanto ao desenvolvimento de projeto relacionado à prática de reutilização e reaproveitamento dos resíduos florestais urbanos como mulching, revela-se uma forma de reaproveitamento ambientalmente adequada, tendo este trabalho investigado os efeitos do mulching de material residual de poda urbana na temperatura da superfície e subterrânea do solo, bem como em seu teor de umidade, de modo a beneficiar o desenvolvimento de árvores jovens, por intermédio das consequências da prática de mulching.

Palavras-chave: Resíduos, poda urbana, mulching.

Agradecimentos: À Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais - PPGCAF.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa