Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Comparação de três diferentes métodos para a determinação da densidade básica de cavacos de madeira

Geraldo B. Júnior1, Ivaldo P. Jankowsky1, Danila E. A. da Cruz2, Felipe Z. Lima1, Alex Canale1

1Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ da Universidade de São Paulo - USP, 2Eucatex - Unidade Painéis e Pisos

E-mail: gbjunior@usp.br

A densidade básica correlaciona-se diretamente com várias propriedades da madeira e assim é um importante indicador da qualidade dessa matéria-prima para diversas aplicações. O Método de Imersão para obtenção do volume pela variação da massa do líquido, em função da imersão da amostra, o Método de Imersão para obtenção do volume pela variação da massa da amostra, quando imersa no líquido, e o Método do Máximo Teor de Umidade foram empregados na determinação da densidade básica da madeira, com a finalidade de desenvolver um estudo comparativo entre eles. Para tanto, utilizou-se como matéria-prima 46 amostras de cavacos industriais de madeiras de Eucalyptus spp. Os dados obtidos foram examinados estatisticamente por meio de análises descritiva e de variância; concluindo-se que os três métodos avaliados produziram resultados de densidade básica estatisticamente iguais.

Palavras-chave: Densidade básica, cavacos, madeiras de eucalipto, métodos

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa