Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos não madeireiros

Extrato rico em taninos da casca de Mimosa tenuiflora pode atuar no câncer gástrico

João G. M. U. Filho1, Jessica R. B. Monteiro2, Mario S. Lorenço3, Matheus F. de C. Reis1, Rodrigo R. Kitagawa2, Fábio A. Mori3

1Universidade Federal de Viçosa, 2Universidade Federal do Espírito Santo, 3Universidade Federal de Lavras

E-mail: joao.meza@ufv.br

Este estudo teve como objetivo caracterizar quimicamente o extrato rico em taninos (EXRT) obtido da casca da Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. e avaliar seu potencial antitumoral. Para isso, foram coletadas cascas de cinco indivíduos da espécie e realizadas análises para determinar os extrativos totais, o índice de Stiasny e o teor de taninos condensados. A concentração de ácido gálico e catequina foi medida por Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (HPLC). A atividade antitumoral foi avaliada por meio do ensaio MTT-tetrazólio com células AGS e RAW. O EXRT apresentou TTC de 37% e concentração de catequina de, aproximadamente, 1218 mg/100g de casca. Além disso, mostrou atividade antitumoral significativa nas células AGS, especialmente na concentração de 100 μg/mL. Assim, o EXRT de M. tenuiflora apresenta-se como um produto rico em compostos fenólicos, com potencial para tratamento de doenças, especialmente o câncer gástrico.

Palavras-chave: Compostos Fenólicos, Produtos Não Madeireiros, Antitumoral

Agradecimentos: FAPEMIG; CAPES; CNPq

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa