Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Simulação do dimensionamento de peças de móvel produzido com madeira de Pouteria sp. para diferentes locais do Brasil

Beatriz A. N. Simão1, Erleide P. S. Veríssimo2, Thiago C. Silva3, Emmanoella C. G. Araujo3, Amanda S. Ferreira4, Adriano R. P. Mascarenhas4

1Engenharia Florestal (DAEF)/Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (ReProFlor), 2Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF)/Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (ReProFlor), 3Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF)/Grupo de Pesquisa em Socioeconomia, Ecologia e Carbono em Agroecossistemas (SECarbon), 4Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF)/Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais Lignocelulósicos (GPEMLIG)

E-mail: thiagocardoso.pe@gmail.com

Madeiras provenientes de florestas nativas são amplamente utilizadas em construções e móveis, possuindo grande valor agregado e são exportadas para diversos locais. Assim, é essencial programar o dimensionamento das peças, pois elas podem sofrer retratibilidade, acarretando defeitos e perdas financeiras para indústria. Objetivou-se simular sobremedidas de peças de madeira para transportar um móvel produzido em Rondônia considerando a madeira de pariri (Pouteria sp.) para Uberlândia – MG, Rio Grande – RS e Vitória – ES. As sobremedidas variaram substancialmente quanto à distribuição dos planos anatômicos, de acordo com os diferentes destinos. O plano longitudinal-tangencial demandou maiores sobremedidas, em relação à espessura das peças, devido a maior instabilidade dimensional. Entre as cidades, Uberlândia – MG, seria o local com maior necessidade de sobremedidas, devido as diferenças climáticas em relação ao local de origem do móvel.

Palavras-chave: Amazônia, madeira tropical, retratibilidade da madeira.

Agradecimentos: À UNIR pelos recursos dos Editais n°001 e n°003/DPESQ/PROPESQ/UNIR e à FAPERO pelos recursos concedidos por meio do Edital n°11/2023/FAPERO-DITT e Chamada Pública n°005/2023 - FAPERO/DITT.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa