Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Avaliação da superfície de painéis aglomerados produzidos com resíduos lignocelulósicos

Amanda de F. Corrêa1, Marina H. P. de Lima1, Mariana F. Machado1, Merielen de C. L.1, ?. da S. Ferreira1

1Universidade Federal de Pelotas

E-mail: amanda.f.c-2011@hotmail.com

Os painéis aglomerados podem ser classificados em relação às suas partículas, densidade e distribuição das mesmas no formação do colchão, apresentando várias vantagens em comparação às demais painéis de mercado, tendo diversas aplicações, como na fabricação de móveis e decoração. O controle de qualidade é de extrema relevância, pois com isso pode-se ter uma padronização do produto e com isto determinar irregularidades do mesmo. O presente trabalho tem como finalidade analisar a rugosidade da superfície de quatro painéis aglomerados, constituídos de material distinto, sendo eles madeira de pinus e erva mate, palha de milho e de arroz. É possível notar que a melhor superfície analisada foi com a erva mate, devido-a geometria das partículas que são distintas com isso se acomodam de uma modo homogêneo, cobrindo as lacunas de uma partilha para outra, mas para a estatística não apresentam diferença significativa perante a estatística.

Palavras-chave: Chapas de partículas, derivados agrícolas, rugosímetro

Agradecimentos: Gostaria de agradecer a Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cnpq, pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa