Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Determinação da densidade básica de cavacos de eucalipto para a produção de painéis

Bruno M. P. Carlos1, Gustavo J. da Conceição1, Stéffany de L. Araujo1, Luana B. Protázio1, Gabriela G. Gimenez1, Graziela B. Vidaurre1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: bmendes0103@gmail.com

O setor de painéis de madeira está entre os de maior destaque pela sua variedade de produtos. Uma vez que a escolha de materiais genéticos influencia na produção, o estudo da densidade básica da madeira expressa um parâmetro de qualidade importante para o setor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade básica de cavacos pelo método de imersão em água e pelo Método do Máximo Teor de Umidade (MTU). Foram amostrados cavacos de oito clones comerciais de Eucalyptus, com diferentes idades, já utilizados para a produção de painéis e chapas. Não foram encontradas diferenças estatísticas entre os métodos de determinação para os clones avaliados. Os valores médios encontrados para densidade básica variaram de 390 kg/m3 a 480 kg/m3. A análise estatística dos dados reforça a confiança de que os resultados dos dois métodos são comparáveis e podem ser usados de forma intercambiável.

Palavras-chave: Métodos de determinação, Imersão, MTU, Qualidade da Madeira.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa