Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Influência da modificação química nas propriedades das lâminas de Eucalyptus grandis

Maria F. F. Silva1, João V. F. Silva2, Gustavo Ventorim3, Higor R. Favarim3, Cristiane I. de Campos3

1UNESP - Campus de Guaratinguetá, 2Université Laval, 3UNESP - Campus de Itapeva

E-mail: mff.silva@unesp.br

Muitos métodos são avaliados para a melhoras do desempenho da madeira e seus derivados, porém, pouco foi visto quanto à modificação química de branqueamento. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da modificaçâo química nas propriedades físicas e ópticas de lâminas de Eucalyptus grandis. O branqueamento foi realizado com peróxido de hidrogênio e os testes foram realizados conforme normas internacionais. Ao final dos ensaios foi realizada análise estatística com nível de significância de 5%. A modificação química não influenciou nas propriedades de densidade, brancura e amarelamento. Porém aumentou a alvura e CIE L* das lâminas e mudou a tonalidade. O branqueamento se mostrou um processo viável, com destaque ao tratamento realizado a 50°C durante 30 minutos, devido ao menor consumo de tempo e energia e propriedades semelhantes.

Palavras-chave: Tratamento químico, Branqueamento, Propriedades físicas, Propriedades ópticas.

Agradecimentos: Os autores agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento deste estudo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa