Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Variação radial da densidade básica da madeira de reação e oposta em Corymbia citriodora (HOOK.) K. D. HILL & L. A. S. JOHNSON

Paulo F. Trugilho1, José R. M. da Silva1, Maria F. M. V. Boas1, Elvis V. dos Santos1, Patrícia L. dos Santos1, José T. Lima1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: trugilho@ufla.br

O objetivo da pesquisa foi avaliar a variação radial da densidade básica da madeira de Corymbia citriodora, considerando os lenhos de tração e oposto. Foram utilizadas duas árvores de Corymbia citriodora, com aproximadamente 60 anos de idade. Nas árvores foram retirados discos nas posições da base, 3m e 6m de altura. Anéis anuais de crescimento foram demarcados nos discos e retirou-se amostras radiais correspondentes a cada período de 10 anos de idade na direção medula-casca, no lenho de tração e oposto, para a determinação da densidade básica. Os resultados mostraram que o valor médio geral da densidade básica da madeira foi ligeiramente maior no lenho oposto. O padrão comportamental da densidade básica foi semelhante nos dois lenhos, com tendência de aumento até o terceiro intervalo de idade, tanto no lenho de tração como no oposto. Nos dois lenhos o modelo polinomial quadrático foi o que melhor se ajustou aos dados.

Palavras-chave: Intervalo de idade, Padrão de variação, Lenho de tração, Modelo polinomial quadrático

Agradecimentos: Os autores agradecem a FAPEMIG, CNPq e CAPES pelo apoio recebido para a realização da presente pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa