Anais do Evento
Secagem
Secagem da madeira como estratégia de otimização e redução de custos de transporte em RondôniaMarcia C. Alves1, Amanda dos S. Ferreira2, Afonso H. . R. de O. . Barros1, Thiago C. Silva3, Emmanoella C. G. Araujo3, Adriano R. P. Mascarenhas4
1Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF), Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (REProFlor), 2Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF), Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais Lignocelulósicos (GPEMLIG), 3Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF)/Grupo de Pesquisa em Socioeconomia, Ecologia e Carbono em Agroecossistemas (SECarbon), 4Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF)/Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais Lignocelulósicos (GPEMLIG)
E-mail: emmanoella.araujo@unir.br
A secagem industrial promove melhorias na qualidade da madeira, além de importante para redução dos custos de transporte. Objetivou-se estimar a redução de custos com frete proporcionada pela secagem da madeira em diferentes cenários no estado de Rondônia. Foram coletadas amostras de madeira das espécies angelim-amargoso, paricá e orelha-de-macaco. Foram obtidas a densidade básica, umidade na base seca, umidade em base úmida, massas de água em condição de umidade acima do ponto de saturação das fibras até a umidade de equilíbrio da madeira e estimativas de custos de transporte de madeira. Constatou-se que a remoção da água livre e de impregnação reduziu os custos de transporte das espécies de ~53% para o paricá e ~42% para angelim-amargoso e orelha-de-macaco. O processo de secagem da madeira foi identificado como essencial para reduzir custos e melhorar a eficiência do transporte.
Palavras-chave: Amazônia, Água da madeira, Economia, Eficiência logística.
Agradecimentos: À UNIR pelos recursos dos Editais n°001 e n°003/DPESQ/PROPESQ/UNIR e à FAPERO pelos recursos concedidos por meio do Edital n°11/2023/FAPERO-DITT e Chamada Pública n°005/2023 - FAPERO/DITT.