Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Variação da densidade básica do lenho de eucalipto considerando os anéis anuais de crescimento

Paulo F. Trugilho1, José R. M. da Silva1, Isabela L. R. Chaves1, Elvis V. dos Santos1, Maria K. A. Gomes1, José T. Lima1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: trugilho@ufla.br

Os objetivos do estudo foram ajustar um modelo geral do padrão de variação radial e longitudinal da densidade básica (DB) da madeira com base os anéis anuais de crescimento da árvore e obter o mapa de variação da DB dentro do tronco. Dois clones de Eucalyptus urophylla x E. grandis foram utilizados. Discos foram retirados em 13 posições longitudinais de amostragem para a individualização dos anéis e determinação da sua DB. A análise de regressão foi utilizada para definir o padrão de variação radial e longitudinal da DB. Os resultados mostraram que não foi possível estimar um modelo de regressão geral que represente o padrão de variação da DB, radial e longitudinalmente, nos dois clones. Os mapas permitem observar que os menores valores de DB se encontram nos primeiros anéis anuais de crescimento, mais próximos à medula, e nas maiores alturas no fuste das árvores, nos dois clones.

Palavras-chave: Variação radial, Variação longitudinal, Mapas de variação

Agradecimentos: Os autores agradecem a FAPEMIG, CNPq e CAPES pelo apoio recebido para a realização da presente pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa