Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Espectroscopia NIR como ferramenta de análise não destrutiva da densidade básica da madeira de Eucalyptus saligna

Laíse V. Nörnberg1, Gabriel V. Cardoso1, Osmarino P. dos Santos2, Franco F. Quevedo2, Nathalia F. Gomes1, André L. Missio1

1Universidade Federal de Pelotas, 2CMPC Celulose Riograndense

E-mail: laisenornberg@gmail.com

Considerando a busca do setor florestal por tecnologias de avaliação da qualidade da madeira que sejam rápidas, confiáveis, economicamente viáveis e não destrutivas, este trabalho desenvolveu um modelo de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) para a predição da densidade básica da madeira de Eucalyptus saligna. Analisaram-se 1009 árvores de diferentes idades e locais de plantio, utilizando NIRS para obter espectros e método convencional para determinar a densidade básica. A validação direcionada do modelo demonstrou um erro absoluto médio de 16 kg/m³ e erro relativo médio de 3,33%. Ainda, a validação externa do modelo, realizada perante amostragem de 21 árvores de um mesmo plantio, confirmou a precisão do modelo, mostrando que a espectroscopia NIRS é uma ferramenta eficiente e econômica para avaliar a qualidade da madeira, especialmente útil em estudos e programas de melhoramento genético com grandes volumes de amostras.

Palavras-chave: Quimiometria; Qualidade da madeira; Massa específica básica; Eucalipto.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa