Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Torrefação de resíduos do desdobro da madeira de Hevea brasiliensis

Luiza C. L. de Godoi1, Marília A. P. da S. .1, Carlos E. B. da S. .1, Gustavo S. J. P. .1, Macksuel F. da S.1, Carlos R. S. J.1

1Universidade Federal de Goiás

E-mail: luiza.godoi@discente.ufg.br

O processo de desdobro da madeira implica na geração de um alto volume de resíduos. Com o objetivo de avaliar o potencial energético de resíduos de Hevea brasiliensis obtidos a partir do desdobro da madeira foram analisados o teor de umidade, poder calorífico superior (PCS), poder calorífico útil (PCU) e a análise imediata (teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinzas) para biomassa em três tratamentos: temperatura ambiente (in natura), 200°C e 300°C. Foi possível avaliar que para a análise imediata da biomassa, os tratamentos in natura e 200°C não apresentaram diferenças significativas nos parâmetros avaliados, com valores de 0,43% a 0,45% de cinzas e 12,06% a 12,17% de carbono fixo. No entanto, a torrefação a 300°C melhorou as propriedades energéticas da biomassa elevando o carbono fixo e o poder calorífico superior.

Palavras-chave: Seringueira, Biomassa, Energia

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa