Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Avaliação dos defeitos de secagem da madeira de clones de Eucalyptus destinados à produção de serrados

Luciana F. da Silva1, Juarez B. Paes1, Djeison C. Batista1, Flávia M. S. Brito1, Rodolpho S. S. Braga1, Glaucileide Ferreira1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: jbp2@uol.com.br

Este trabalho objetivou avaliar rachaduras de topo e empenamentos (encurvamento, arqueamento e encanoamento) da madeira de seis clones de Eucalyptus, com 14 anos, destinados à produção de serrados. Foram medidas as rachaduras dos topos das três primeiras toras de cada árvore e desdobradas. Foram selecionadas 176 tábuas, para a avaliação dos defeitos de secagem. Observou-se que o índice de rachaduras de topo das toras foi maior nos clones C, D e E, e menores nos clones A, B e F. Isto indica que tais clones terão maior rendimento em madeira serrada. Para o encurvamento, o clone A teve a maior quantidade de amostras e atendeu ao limite estabelecido pela norma utilizada, permitindo um maior aproveitamento e melhor classificação das peças serradas. Para o índice de rachaduras das tábuas saturadas, ele também teve o maior número de amostras analisadas e, da mesma forma, atendeu ao limite estabelecido pela norma.

Palavras-chave: Rachaduras de topo. Encurvamento. Arqueamento. Encanoamento.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa