Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Determinação da densidade básica da madeira jovem de eucalipto por dois procedimentos diferentes

Stéffany de L. Araujo1, Gustavo J. da Conceição1, Érica P. P. Queiroz1, Bruno S. A.1, Thayanne C. C. Neto1, Graziela B. Vidaurre1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: neto.thayanne@outlook.com

Este estudo comparou a densidade básica da madeira de quatro clones de eucalipto utilizando dois métodos: o gravimétrico e o do máximo teor de umidade. As amostras foram coletadas de clones de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla, provenientes de plantações comerciais em São Paulo. Os resultados mostraram que ambos os métodos forneceram valores similares de densidade básica, com médias de 474 Kg m-3 e 483 Kg m-3, para o método gravimétrico e máximo teor de umidade, respectivamente. A análise estatística indicou que as diferenças entre os métodos não foram significativas a 5% de probabilidade de erro, sugerindo que ambos são adequados para a caracterização da densidade básica da madeira de eucalipto. Assim, a escolha do método pode ser baseada em critérios práticos e operacionais, sem comprometer a qualidade dos dados obtidos.

Palavras-chave: Caracterização da madeira, florestas plantadas, propriedades físicas.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa