Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Produção e caracterização de nanopartículas de lignina de Pinus sp. e Eucalyptus sp.

Thaynara S. Vieira1, Thamirys A. Lopes1, Êmilly W. de Almeida1, Iara F. D.1, Angélica de C. O. C.1, Raquel J. C. dos S.1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: thaynara.s.vieira@ufv.br

A crescente demanda por polpa celulósica no mercado internacional fez com que o Brasil aumentasse a sua produção e a busca por coprodutos provenientes do processo, principalmente a lignina extraída do licor negro. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e caracterização de nanopartículas de lignina de pinus e eucalipto. As nanoligninas kraft de Eucalyptus sp. e Pinus sp. foram produzidas mecanicamente e caracterizadas em relação a sua composição química, elementar, numérica e em relação a sua morfologia. Houve uma tendência de redução na quantidade de lignina e carboidratos com o aumento do número de passes no moinho e foram observadas nanopartículas em aglomerados com dimensões de cerca de 200 nm e, estruturas individuais em esferas, com diâmetros inferiores a 100 nm. Conclui-se que o método mecânico foi eficiente para produção das nanopartículas de lignina kraft de pinus e eucalipto.

Palavras-chave: Nanolignina, Licor negro, Pinus, Eucalipto.

Agradecimentos: À UFV, ao DEF, ao Laboratório de Painéis e Energia da Madeira, à FAPEMIG, SIF, CAPES, ao CNPq e à FUNARBE pelo apoio, incentivo e contribuições.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa