Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Avaliação da secagem de madeira de Eucalyptus grandis em estufa controlada após a impregnação com nanopartículas de prata

Guilherme Valcorte1, Roberta R. Roubuste1, Cristiane Pedrazzi1, Talita Baldin2, Bárbara L. de Lima2, Fernando Colen2

1Universidade Federal de Santa Maria, 2Universidade Federal de Minas Gerais

E-mail: gvalcorte@gmail.com

A madeira do gênero Eucalyptus é bastante utilizada e difundida na indústria, sendo notória a necessidade de implantação de tecnologias que proporcionem uma madeira de melhor qualidade e processos de secagem aprimorados. O objetivo deste estudo é avaliar a secagem da madeira de Eucalyptus grandis em estufa controlada após a impregnação com nanopartículas de prata. Foram utilizadas toras dessa espécie para confecção de corpos de prova, nos quais foram impregnadas nas concentrações de 40 e 100 ppm, com secagem em estufa laboratorial com circulação forçada com temperatura constante de 60°C, para análises de teor de umidade e taxa de secagem. Os resultados mostraram que ocorreu maior perda de umidade naquelas peças com impregnação de 40 ppm, assim como, uma maior taxa de secagem. A partir do estudo, foi possível concluir que a impregnação de nanopartículas de prata traz benefícios de secagem para madeiras de Eucalyptus grandis.

Palavras-chave: Nanotecnologia, Prata coloidal, Resistência da madeira.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa