Anais do Evento
Resíduos
Levantamento de dados de opinião sobre a confecção e uso de brinquedos produzidos a partir de resíduos de madeiraClarice V. da S. Rocha1, Anna J. L. de S. Anna1, Huçuadi N. F. da S.1, Paula F. Grossi1, Alexandre M. de Carvalho1
1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
E-mail: clariceverissimo@yahoo.com.br
Em tempos que a produtividade do segmento madeireiro está intrinsecamente ligada à sustentabilidade, ressalta-se que práticas e tecnologias estão sendo empregadas no planejamento para minimizar os impactos diretos e indiretos da extração dessa matéria-prima, a madeira; já que desde a colheita até a indústria estima-se haver perdas significativas, gerando toneladas de resíduos. Os pátios de armazenamento de madeira podem chegar a conter mais de 30% de resíduos dependendo da espécie, no qual, uma prática bem comum é a incineração resultando em vários agravantes ambientais. Assim, este trabalho procurou fazer um levantamento de dados por meio de opinião anônima de 33 participantes, pelo Google Forms na reutilização desses resíduos de madeira como brinquedos pedagógicos, verificando se o consumidor iria ou não consumir esse produto em comparação com os brinquedos de plásticos, sendo que estes liberam diversos produtos químicos nocivos, como microplásticos e metais pesados ao ecossistema e consequentemente à saúde.
Palavras-chave: Microplástico; Reutilização; Sustentabilidade.
Agradecimentos: À Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ. Ao Laboratório de Processamento da Madeira (LPM) /Departamento de Produtos Florestais (DPF). À Carpe & Corpus Naturae. À Capes. Deus!