Anais do Evento
Secagem
Secagem da madeira utilizando gases combustos inseridos em diferentes layouts no piso do forno de carbonizaçãoEvanderson L. C. Evangelista1, Angélica de C. O. Carneiro1, Dandara P. da S. Guimarães1, Pedro A. T. de Oliveira1, Samuel F. de Souza1, Lawrence P. de Oliveira1
1Laboratório de Paneis e Energia da Madeira / Universidade Federal de Viçosa
E-mail: evanderson.evangelista@ufv.br
A secagem natural da madeira, leva meses para alcançar um teor de umidade inferior a 40%, recomendado para carbonização. Diante disso o objetivo da pesquisa foi realizar a secagem da madeira dentro do forno utilizando os gases combustos do queimador do sistema fornos-fornalha inseridos em diferentes posições no piso do forno de produção de carvão vegetal. A eficiência de secagem foi determinada considerando a redução do teor de umidade inicial da madeira em seis posições dentro do forno e ao longo da tora, parâmetro obtido por meio da pesagem inicial e final das amostragens. A copa do forno foi a região que teve a melhor eficiência de secagem (50,1%). Em relação ao perfil longitudinal da tora, a região central teve pior eficiência de secagem. Ambos os layouts foram eficientes na secagem da madeira, entretanto, o layout H foi mais homogêneo, obtendo um menor coeficiente de variação entre as posições.
Palavras-chave: Umidade da madeira, Eficiência térmica, Aproveitamento de coprodutos.
Agradecimentos: Ao CNPq, à CAPES, à FAPEMIG, à ArcelorMittal BioFloresta, à Universidade Federal de Viçosa, ao DEF, à SIF e a e a EMBRAPII Unidade Fibras Florestais.