Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Potencial energético da casca do arroz para produção de bioenergia

Luiza C. L. de Godoi1, Macksuel F. da Silva1, Jhonatan W. Moreira1, Arthur P. A. Fernandes1, Carlos E. B. da S.1, Carlos R. S. Junior1

1Universidade Federal de Goiás

E-mail: luiza.godoi@discente.ufg.br

A valorização da biomassa residual casca de arroz, considerando sua elevada disponibilidade associada ao seu potencial energético, suscita a investigação de suas características visando seu aproveitamento energético. O objetivo deste estudo foi determinar as características energéticas da casca de arroz para uso na geração de bioenergia. Foram determinados os teores de materiais voláteis, cinzas e carbono fixo; teor de umidade; poder calorífico superior (PCS); densidade a granel e densidade energética. Os resultados indicaram que o resíduo apresentou densidade a granel de 99,13 kg.m-³, umidade de 10,07%; teores de materiais voláteis, cinzas e carbono fixo foram de 70,12%, 13,81% e 16,07%, respectivamente. O valor do PCS foi 18,89 MJ.kg-¹ e densidade energética 1.492,35 MJ.m-³. A biomassa residual casca de arroz apresenta potencial para aplicações energéticas.

Palavras-chave: Caracterização, Biomassa residual, Bioenergia

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa