Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos engenheirados

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITO PLÁSTICO-MADEIRA PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE MADEIRA POR PROPAGAÇÃO DE ONDAS DE EXCITAÇÃO

Gilson M. de M. Júnior1, Glaucinei R. Corrêa2, Rejane C. Alves1

1Universidade Federal do Espírito Santo, 2Universidade Federal de Minas Gerais

E-mail: rejanealves.ufes@gmail.com

A indústria madeireira brasileira gera grandes quantidades de resíduos, exigindo soluções sustentáveis para seu reaproveitamento. Este estudo determinou os valores de módulo de elasticidade (MOE) de compósitos plástico-madeira (CPMs) utilizando resíduos de Eucalyptus spp (RE) e poli(acetato de vinila) (PVA). Os RE foram combinados com PVA em diferentes proporções (70%, 60% e 40%) e granulometria de 60 mesh, sendo os compósitos preparados por termoformagem. Os ensaios de flexão estática e excitação por impulso, conforme normas ASTM D790-17 e ASTM E1876-06, caracterizaram os compósitos. Os resultados destacaram que o MOE dinâmico se comportou de maneira similar ao estático, com os CPMs contendo 60% RE demonstrando os maiores MOEs. A análise revelou uma forte relação entre MOE dinâmico e estático, com R² de 91,4%.

Palavras-chave: compósitos, resíduos, eucalipto, poli(acetato de vinila)

Agradecimentos: Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo incentivo à publicação deste trabalho em congresso.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa