Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Efeito do estresse hídrico severo na densidade aparente da madeira de Eucalyptus grandis

Nathália C. Pereira1, Gabriel de A. Pereira2, Roger Chambi-legoas3, Gilles Chaix4, Mario Tomazello-filho2

1Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\", 2Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 3Universidad Nacional Autónoma de Chota, 4CIRAD, Institut Agro

E-mail: nathaliacp@usp.br

As plantações de eucalipto existentes e as previstas em programas de expansão incluem regiões do país com escassez de água e com alto risco de seca severa, constituindo-se em fator crucial para a sustentabilidade das plantações. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar como o estresse hídrico severo afeta a densidade aparente da madeira de árvores de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden. Concluiu-se que a densidade aparente do lenho das árvores aumentou durante o período de exclusão de chuvas, havendo diferença de densidade entre os grupos de tratamento, assim como na interação entre os grupos e a idade das árvores.

Palavras-chave: Exclusão de chuvas, Modelos mistos, Qualidade da madeira.

Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pela concessão de bolsa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa